Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: “Deus pode usar um vaso de ouro, um vaso de prata ou até mesmo um vaso de papel, mas Ele NÃO usará um vaso sujo”.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Estudo do Livro de Zacarias (3)
O Senhor Tira a Iniquidade do Povo
(Zacarias 3 - 5)
O povo foi tirado do cativeiro e purificado por Deus. As visões destes capítulos mostram como Deus
abençoou os líderes Josué e Zorobabel, purificou o povo e tirou a maldade do meio dele. Nesta parte do
livro o Senhor continua falando de um futuro melhor sob a liderança do Messias.
I. A Quarta Visão: A Purificação de Josué (3:1-10)
A. Esta visão envolve Josué (Jesua), o sumo sacerdote
1. Ele era filho de Jozadaque; voltou com Zorobabel (cf. Esdras 2:2; 3:25:2; Ageu 1:1,12)
2. Como sacerdote, ele pode ser visto como representante do povo de Israel, que é o
principal significado aqui
B. Josué estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à direita dele para se lhe opor (3:1)
1. Satanás agiu, durante muito tempo, como o acusador dos homens (cf. Jó 1:6-12; 2:1-6;
Apocalipse 12:7-10)
2. No caso dos sacerdotes de Israel, ele teria bastante razão para acusá-los, pois tinham uma
grande parcela de culpa na queda de Israel (cf. Oséias 4:6-8; Ezequiel 22:26)
C. Deus repreendeu Satanás e defendeu Josué como um tição tirado do fogo (3:2; cf. Romanos
8:33-34). Pela terceira vez neste livro, Deus diz que escolheu a Jerusalém (cf. 1:17; 2:12)
D. Mesmo depois de Satanás sair da cena, Josué ainda fica diante do Anjo com roupas sujas (3:3).
Os sacerdotes e o povo estavam culpados!
E. Mas o Anjo mandou que trocassem as roupas de Josué, significando o perdão (3:4)
1. Foi o próprio Zacarias que pediu que colocassem um turbante limpo (3:5). O turbante ou
mitra do sumo sacerdote apresentava o povo como “Santidade ao Senhor” (cf. Êxodo
28:36-38; 19:6)
2. Se Josué continuasse fiel, ele teria acesso para representar o povo diante de Deus (3:6-7)
F. Mas a esperança do pleno acesso a Deus apontava para outro, o servo do Senhor, o Renovo,
pelo quem Deus tiraria a iniquidade do povo (3:8-10). O Renovo identifica o Messias, um
descendente de Davi, em outras profecias (Isaías 4:2; 11:1; Jeremias 23:5; 33:15)
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